sexta-feira, 29 de abril de 2011

Policiais civis de Minas Gerais declaram greve

Diante do silêncio e inércia do Governo, que por sete meses não se manifestou sobre a pauta reivindicatória da Polícia Civil, encaminhada no dia 03 de setembro de 2010 e reafirmada no dia 22 de fevereiro de 2011; os policiais civis de Minas Gerais, que estavam em estado de alerta desde o dia 8 de abril, aprovaram em assembleia geral da categoria, por unanimidade, estado de GREVE GERAL a partir das 00:00 hs do dia 10 de maio, nos termos da Lei 778/89 (lei do direito de greve), onde os servidores da Polícia Civil atenderão a população na proporção de 50%, e só retornarão à plenitude após atendimento de sua pauta reivindicatória por parte do Governo.

O SINDPOL/MG comunicará às autoridades na forma da lei os tramites da decisão tomada pela categoria em assembleia geral. As delegacias e demais unidades policiais deverão permanecer abertas, não podendo ser realizado piquete, ou qualquer outro ato abusivo que impeça o acesso do policial ao seu local de trabalho.

Demais orientações estarão disponíveis no portal do SINDPOL/MG, ou com o Comando de Greve.

fonte:http://www.sindpolmg.org.br

Manifestantes da Polícia Civil fecham o trânsito na Praça Sete

O trânsito na Praça Sete foi completamente interditado por servidores da Polícia Civil, que realizam manifestação na tarde desta sexta-feira (29) na capital. Mais cedo, a Praça da Liberdade havia sido palco para o protesto, complicando o trânsito na região central.

Os servidores fazem reivindicações como aumento do quadro de funcionários, equiparação remuneratória de delegados da polícia e representantes do Ministério Público, equiparação de cargo entre investigadores e escrivãos com peritos e médicos legistas, entre outras exigências.
Protesto de policiais civis no centro de BH
RODRIGO CLEMENTE/O TEMPO
Protesto de policiais civis no centro de BH


fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=117599

Policiais civis fazem manifestação no Centro de BH

Policiais civis queimam caixão durante protesto no centro de BH (Foto: Reprodução TV Globo)Policiais civis queimam caixão durante protesto no
centro de BH (Foto: Reprodução BHTrans)

Mais de 1.000 policiais civis fizeram, na tarde desta sexta-feira (29), uma manifestação na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), durante assembleia realizada na Praça da Liberdade, ficou decidido que os trabalhadores vão entrar em estado de greve.

Ainda segundo o sindicato, o movimento grevista vai ocorrer dentro da legalidade. Durante a manifestação os policiais queimaram um caixão.

Por causa do protesto o trânsito foi fechado na Praça Sete. Por volta das 18h30 a manifestação acabou, e o trânsito foi liberado.

fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/04/policiais-civis-fazem-manifestacao-no-centro-de-bh.html

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SINDPOL/MG convoca os servidores da Polícia Civil para Assembleia Geral dia 29/04

Dando continuidade aos trabalhos realizados na A.G.E do dia 08/04/2011, o presidente do SINDPOLMG convoca os servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais para estarem no dia 29/04/2011, às 14h00min, na Praça da Liberdade, onde será feita uma avaliação do movimento objetivando dar continuidade a Assembleia Geral Extraordinária do dia 08 de abril de 2011 e juntos decidirem sobre as ações estratégicas do nosso movimento de valorização salarial e condições dignas de trabalho.

fonte: www.sindpolmg.org.br

terça-feira, 12 de abril de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA EM MINAS GERAIS ESTÁ EM CHEQUE...

paralizacao_cidade_administrativa_bh2
O primeiro dia de paralisação de advertência nessa terça-feira contou com a adesão histórica de mais de 85% das unidades em todo o estado. A exceção foi na área circunscrita do 2º DP Betim, Contagem, Delegacia Regional do Barreiro em Belo Horizonte e Delegacia Regional de Uberaba isso por causa da visão míope desigual e descompromissada dos chefes dessas referidas unidades de polícia, que devem estar satisfeitos com seus salários e com a forma respeitosa com que o governo lhes trata. Mas, a maioria dos policiais e servidores dessas unidades tem resistido e buscado cumprir as orientações do SINDPOL/MG e a diretrizes aprovadas em Assembléia Geral.

O dia na sede do SINDPOL/MG ao contrario, foi de muita agitação e mobilização assim como nas demais Regionais Sindicais do interior, pois estivemos prestando esclarecimento a centenas de colegas a respeito dos tramites e diretrizes desse dia de paralisação de advertência, seja via telefone ou por atendimento pessoal na sede. Alem da atualização em tempo real das informações no portal oficial do SINDPOL/MG.

Também foi expedido, via sedex milhares de folders informativos para o interior alem da remessa dos mesmos na capital e região metropolitana com o fito de se esclarecer a sociedade a respeito da mobilização. Esse trabalho continua amanhã no segundo dia de paralisação.

Na parte da tarde a diretoria do sindicato realizou panfletagem na Cidade Administrativa orientando e convocando os demais servidores a aderirem a mobilização.

O Presidente, o Secretario Geral e o Diretor Administrativo do SINDPOL/MG nesta oportunidade também se reuniram com o Chefe da Polícia Civil Dr. Jairo Lellis e o Chefe de Gabinete Dr. Gustavo Botelho e reportaram aos mesmos a conjuntura do movimento, nível de adesão e envolvimento da base além de reclamarem e alertarem do risco de conflito face a deslealdade e ingerência impostas por algumas chefias de departamentos e regionais que insistem em não reconhecer e desconsiderar a legitimidade e autonomia do movimento reivindicatório, assediando, constrangido, provocando e ameaçado servidores que aderiram ao movimento. Os dirigentes sindicais ponderaram do perigo e risco iminente dessa conduta incompatível e arbitrária adotadas por alguns desses servidores temporariamente em cargo de chefia, foi informado que o SINDPOL/MG espera providência administrativas para se evitar mal maior, pois na quinta-feira esperasse retomar a normalidade no funcionamento das unidades sem quaisquer transtornos, danos ou seqüelas. A Entidade também estará acompanhando e Identificando e individualizando as ações e condutas arbitrárias e assediadoras para devido ajuizamento e demais providencias cabíveis.

As 17h00minh, representando a Coordenação Intersindical do Serviço Público, o Presidente Denílson Martins juntamente com o Secretário Geral Claudio de Souza e do Diretor Administrativo José Maria participaram de reunião em caráter de emergência, com o Sub-Secretario para tratar de assunto da pauta comum da proposta de política remuneratória para o funcionalismo publico onde também participou os demais membros da Coordenação Intersindical. Nessa reunião foi tratado da imperiosa necessidade do governo estabelecer uma forma de valorização permanente da massa salarial do funcionalismo. Também foi colocado que não obstante essa pauta geral tem que haver também atendimento para casos específicos onde a defasagem e a desestruturação passam por questões históricas como é o caso da Poícia Civil cuja remuneração é a pior do Brasil e o quantitativo de pessoal e o mesmo da década de 80, o que é um absurdo.

fonte: www.sindpolmg.org.br

Paralisação da Polícia Civil continua nesta quarta-feira

Hoje, as pessoas que procuraram serviços como os do Detran tiveram que voltar para casa

Apenas 30% dos policiais civis em Uberlândia fazem atendimento à população. O motivo é a paralisação em todo o Estado nas delegacias, departamentos e institutos, que deve terminar nesta quarta-feira (13). Apenas serviços de primeira necessidade serão atendidos, como flagrantes criminais e expedição de licenciamentos veiculares anteriores a 2009.

A paralisação foi aprovada em assembleia pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Estado de Minas Gerais (Sindpol) e faz parte dos protestos do setor para reivindicação de melhores salários e condições de trabalho. Eles pedem ainda a realização de concursos públicos para reposição de agentes aposentados,o que já irá ocorrer, segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Neves.

Hoje, as pessoas que procuraram serviços como os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tiveram que voltar para casa. Alessandro Motta, que precisava verificar problemas com o licenciamento 2011 de sua moto, foi um deles. “Fui orientado a voltar na quinta-feira”, disse.

Segundo o representante do Sindpol em Uberlândia, Cezarino Miguel Ituassu, não há diálogo entre Polícia Civil e o governo estadual.


fonte:http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/paralisacao-da-policia-civil-continua-nesta-quarta-feira/

Policiais civis de Minas Gerais fazem paralisação de 48 horas

De acordo com o sindicato, oitivas e demais procedimentos administrativos serão transferidos para o dia 14 de abril. O atendimento de flagrantes necropsias, remoção de cadáver serão atendidos normalmente. A expedição de CRLV no DETRAN, e carteira de identidade deverão ser realizados na proporção de um terço das senhas atendidas na segunda-feira.

As unidades da polícia vão estar de portas abertas e com pelo menos um funcionário na recepção para orientar à população sobre a paralisação. Panfletos serão distribuídos para informar as pessoas sobre este “estado de alerta” da corporação. Os policiais pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Atualmente, o salário de um profissional da categoria é de R$ 2.040.

fonte: http://www.bandmg.com.br/minasurgente/noticias-ver.php?id=210

sábado, 9 de abril de 2011

Policiais civis fazem manifestação, nesta sexta-feira (8), em Belo Horizonte.

policiais.jpg
Policiais civis fazem manifestação, nesta sexta-feira (8), em Belo Horizonte. A categoria realizou uma assembléia geral em frente ao Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul da capital mineira. De acordo com o responsável pelo setor de comunicação do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol-MG), Roberto Coelho, o protesto é feito para reclamar contra os salários. “Encaminhamos uma pauta com as reivindicações em setembro de 2010, mas o governador [Antonio Anastasia] não respondeu. O prazo terminou ontem, dia 7”, explicou.

Segundo Coelho, participam da manifestação aproximadamente 3 mil policiais da capital, região metropolitana e do interior de Minas Gerais. O policial disse que há um plantão para atender somente às ocorrências de emergência. Ainda de acordo com o Sindpol-MG, os policiais fizeram uma caminhada da Praça da Liberdade, onde foi iniciada a concentração, até a Praça 7, no Centro de BH. O protesto interditou o trânsito nas avenidas Afonso Pena e Amazonas e um caixão foi queimado ao lado do Pirulito.

De acordo com o sindicato, depois do protesto os policiais devem seguir para a sede do Sindpol-MG.

A assessoria de imprensa da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que foram interditadas as seguintes vias: Alameda da Educação, na Praça da Liberdade; e as ruas Gonçalves Dias, Professor Antônio Aleixo e Bahia.

Ainda de acordo com o órgão, agentes da BHTrans estão no local para coordenar e organizar o trânsito. A assessoria disse também que houve retenções na Avenida Bias Fortes, Rua da Bahia, avenidas Augusto de Lima e Cristóvão Colombo, Rua Timbiras desde a Avenida Amazonas, Rua Espírito Santo e Avenida Álvares Cabral.

Fonte: G1 Minas Gerais
Link:http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/04/policiais-civis-de-minas-manifestam-em-bh-por-melhores-salarios.html



O TEMPO

nota_imprensa.JPG


Policiais civis de todo o Estado vão cruzar os braços hoje, às 14h, em protesto por melhores salários para a categoria. Na capital, eles vão promover uma assembleia na praça da Liberdade e seguir em caminhada até a praça Sete, no centro de Belo Horizonte.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol/MG), Denilson Martins, a principal reivindicação é a equiparação salarial entre escrivães e investigadores, peritos e médicos legistas.

Com isso, o piso salarial dos escrivães seria elevado de R$ 2.041 para R$ 4.400. "Apesar de estarmos tentando discutir esse assunto desde o ano passado, até agora o governador não nos recebeu", afirmou o representante da classe.

O sindicato espera reunir, no protesto, cerca de 3.000 manifestantes. "Vamos decidir se entramos em greve ou tomamos outras medidas", declarou.

Outra reivindicação é a equiparação salarial entre delegados e promotores. A isonomia elevaria o piso dos delegados de R$ 5.700 para R$ 22 mil. "Acreditamos que os promotores pertencem ao Executivo. Pela Lei 113/10, os delegados podem ser equiparados ao Ministério Público", afirmou.

A Polícia Civil, por meio de sua assessoria de imprensa, não quis se pronunciar sobre a paralisação.

Plantão. Segundo Martins, haverá equipes de plantão nas delegacias para atender às emergências e informar a população sobre a greve.

Fonte: O TEMPO online.
Link: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=168026,OTE&busca=POLICIA%20CIVIL&pagina=1



Estado de Minas online - UAI

Policiais Civis de Minas paralisam atividades para assembleia na Praça da Liberdade

Publicação: 08/04/2011 10:27 Atualização: 08/04/2011 11:13

Agentes da Polícia Civil de Minas Gerais fazem uma assembleia na tarde desta sexta-feira para discutir as principais reivindicações da categoria. Com a paralisação para a reunião as delegacias de Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior do estado vão funcionar com escala reduzida de policiais. Os servidores exigem melhores condições de trabalho e a equiparação salarial entre delegados e promotores.

Segundo o Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG), cerca de 4 mil agentes são esperados na assembleia que acontece à 14h na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de BH. Eles vão se unir a um carro de som e sairão em passeata até a Praça Sete, no Centro da cidade. De acordo com o Sindpol-MG, na reunião pode ser aprovado um estado de greve.

No dia 28 de março os policiais fizeram uma paralisação. Os serviços oferecidos pela corporação, como registro de ocorrências em delegacias, eram atendidos por funcionários que trabalharam em escala mínima.

Fonte: UAI - online

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/04/08/interna_gerais,220533/policiais-civis-de-minas-paralisam-atividades-para-assembleia-na-praca-da-liberdade.shtml

DELEGADOS DE POLÍCIA REALIZAM MAIOR ASSEMBLEIA DA HISTÓRIA DA CATEGORIA

O SINDEPOMINAS realizou nesta quinta-feira, 7 de abril, a maior Assembleia da história da categoria em Minas Gerais, reunindo cerca de 400 Delegados de Polícia. Na tarde do dia 6 de abril, a sub secretária estadual de Planejamento e Gestão, Fernanda Neves, recebeu a Diretoria do Sindicato e afirmou que o GOVERNO NÃO PODE OFERECER NADA AOS DELEGADOS ESSE ANO, já que estudos feitos pela SEPLAG apontaram que o impacto financeiro na Folha de Pagamentos seria além do que é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Após a Assembleia, os Delegados fizeram uma passeata indo da sede do SINDEPOMINAS até a ALMG onde foram recebidos pelos deputados da Comissão dos Direitos Humanos, Durval Ângelo, Rogério Correia e também de Ivair Nogueira, Luzia Ferreira, Antônio Lerim, Délio Malheiros, além do ouvidor da Polícia, Paulo Alkmim. As galerias do Plenarinho ficaram completamente lotadas. As fotos de todas as etapas dessa tarde histórica da categoria podem ser conferidas abaixo dos textos seguintes.

Por requerimento dos Deputados presentes foi aprovada a convocação da Secretária de Planejamento e Gestão do Estado, Renata Vilhena, do Secretário de Estado de Defesa Social, Lafayete Andrada, do Chefe da Polícia Civil, Jairo Lellis e do Presidente do SINDEPOMINAS, Edson José Pereira para comparecerem na audiência pública, em data a ser definida, para esclarecerem a opinião pública sobre os riscos de violação dos direitos humanos dos delegados mineiros em função das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários pagos à categoria.

Veja no youtube o vídeo da passeata no link:

http://www.youtube.com/watch?v=U7BHOShJxbY

Diante da indignação geral dos Delegados, a Assembleia deliberou:

1- Delegados devem trabalhar "somente" o previsto em lei, qual seja: 40h semanais, seguindo o roteiro abaixo:

a- notificar a chefia imediata - responsável pela elaboração da escala de plantões (modelo sugerido), ressaltando que por imposição legal, não será possível cumprir a escala de plantões e também o expediente.

b- caso a chefia imediata entenda por insistir no cumprimento da escala de plantões concomitante com o expediente, o delegado deverá impetrar Mandado de Segurança (por cidade/região). O departamento jurídico do SINDEPO possui a petição elaborada, estando disponível para distribuição da ação por protocolo integrado do Poder Judiciário e/ou envio via sedex.

2- Paralisação de 24 horas no dia 12.04.2011: Os delegados deverão promover ações visando a angariar a simpatia da população, membros do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Tais ações devem ser previamente agendadas junto aos órgãos acima mencionados, dando ampla divulgação na imprensa local/regional.

a- Os delegados devem afixar faixas, cartazes e distribuir panfletos com os seguintes dizeres:

"MOVIMENTO DA ESTRITA LEGALIDADE E HUMANIZAÇÃO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA" (faixa)

"Você sabia que os delegados de polícia mineiros recebem um dos piores salários do Brasil?" (santinho/mosquitinho)

"A Segurança em Minas está em risco! Você sabia que mais da metade dos municípios mineiros não possuem Delegados de Polícia?" (santinho/mosquitinho)

obs: Os custos para os materiais serão ressarcidos pelo SINDEPOMINAS, mediante a apresentação de nota fiscal (desde que sejam respeitados os dizeres aprovados na AGE)

Obs: a uniformização e divulgação do movimento são importantes para o sucesso de nossa coesão/união.

O delegado de polícia, em especial aqueles lotados em grandes centros, devem presidir pessoalmente todos as oitivas do APFD, pois o movimento é da estrita legalidade. Objetivo: melhorar a qualidade dos trabalhos em detrimento da quantidade. O delegado não deve se preocupar com o acúmulo da demanda nem com pressões internas e externas.

4- Os delegados devem adotar os preceitos emanados pela Recomendação nº01/10, uma vez que as atribuições legais estão celebradas na Constituição Federal e somos DELEGADOS DE POLÍCIA, pertencentes as carreiras jurídicas do Estado de Minas Gerais, portanto, conhecemos e devemos aplicar a lei sempre, sem jeitinhos e conivências.

5- O delegado deve se comportar nas reuniões de IGESP com atitudes padronizadas, sendo sugeridas:

a- Não coadunar com a política de mascaramento dos atuais índices de criminalidade;

b- Não admitir comportamento de outras instituições que indiquem usurpação das funções de Delegado de Polícia;

c-
Demonstrar que os Delegados estão trabalhando "dentro" da estrita legalidade/humanização.

obs: futuras orientações serão divulgadas no site
www.sindepominas.com.br; Sindeponews e emails, telefones;

Pontualmente, o SINDEPOMINAS orienta o seguinte:


1. Formar Comissão de Delegados para Mobilização na RMBH e Interior do Estado;

2. Adotar senhas para atendimento de ocorrências e expedientes nas Unidades Policiais na ordem de chegada e conforme as condições de trabalho;

3. O Delegado de Polícia deverá presidir pessoalmente todos os flagrantes e oitivas;

4.
Estimular os Delegados de Polícia a não aceitarem servidores das prefeituras municipais para o exercício das funções de escrivão, vistoriador, identificador e de demais funções administrativas policiais;

5. O SINDEPOMINAS vai iniciar imediata sensibilização dos Chefes de Departamento para que não sejam firmados mais convênios com Prefeituras municipais para o fornecimento às delegacias de Polícia de materiais de escritório, combustível e de outros bens imprescindíveis ao trabalho dos policiais civis no Estado;

6. Estimular o ajuizamento de Mandados de Segurança em todas as Delegacias Regionais com a finalidade de dar cumprimento à Lei que regulamenta a jornada de trabalho de 40 horas semanais;

7. O SINDEPOMINAS disponibilizará no site da entidade o formulário para requerimento do cumprimento da jornada de 40 horas semanais, que deverá ser preenchido pelo Delegado e encaminhado ao Delegado Regional;

8. O Delegado deverá afixar no inquérito policial o adesivo com a seguinte mensagem: "INQUÉRITO PRESIDIDO PELO DELEGADO QUE RECEBE O PIOR SALÁRIO DO PAÍS";

9. O SINDEPOMINAS está fornecendo um adesivo-botton para uso regular de todos os Delegados em suas atividades durante o movimento reivindicatório da categoria;

10. Afixar em todas as unidades da Polícia Civil no interior e na Capital o cartaz: "Conheça a verdade. Delegado de Polícia de Minas tem o pior salário do País. A sua segurança está em perigo."

11. Realizar uma panfletagem durante todo o dia 15 de abril na Praça Sete em BH para sensibilizar a população sobre as condições críticas de trabalho e o tratamento do governo dado à categoria;

12. Promover uma mobilização com faixas e cartazes na Esplanada dos Ministérios em Brasília e uma panfletagem junto aos membros do legislativo federal no dia 27 de abril;

13. Realizar a visita à Redação da Folha de São Paulo no dia 25 para pautar o jornal na produção de matéria abordando a situação crítica do trabalho dos Delegados de Polícia no Estado de Minas Gerais.

14. Orientar o Delegado participante do IGESP a adotar as seguintes diretrizes: a) Não coadunar com políticas de mascaramento dos atuais índices de criminalidade apresentados pelo governo estadual, b) Não admitir qualquer comportamento de Policiais Militares que indique usurpação das funções da Polícia Civil e c) Demonstrar que os Delegados de Polícia estarão trabalhando, a partir de agora, em definitivo, somente dentro da estrita legalidade/humanização da Polícia Civil de Minas Gerais;

15. A Adepol do Brasil (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil) está ajuizando a ADO - Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão - buscando a implantação do subsídio dos Delegados mineiros em valores nunca inferiores aos pagos aos Defensores Públicos;

16. Estão sendo recolhidas assinaturas de adesão dos delegados para o Manifesto Público ao Movimento da Estrita Legalidade e Humanização da Polícia Judiciária

chamada.jpg

SAM_1759.JPGSAM_1768.JPG

SAM_1771.JPGSAM_1772.JPGSAM_1777.JPGSAM_1783.JPGSAM_1784.JPGSAM_1785.JPGSAM_1786.JPGSAM_1787.JPGSAM_1788.JPGSAM_1793.JPGSAM_1801.JPGSAM_1815.JPGSAM_1820.JPGSAM_1828.JPGSAM_1834.JPGSAM_1839.JPGSAM_1840.JPGSAM_1843.JPGSAM_1852.JPGSAM_1859.JPGSAM_1870.JPGSAM_1871.JPGSAM_1883.JPGSAM_1885.JPGSAM_1897.JPGSAM_1901.JPGSAM_1902.JPGSAM_1903.JPGSAM_1915.JPG

fonte: www.sindepominas.com.br